Porque meu livro não ficou com igual número de páginas do original?

Um trabalho geralmente digitado no papel A4, no tamanho de fonte 12 com espaçamento 1,5 (um e meio), que é padrão de trabalhos acadêmicos, depois de transformado em formato de livro (14 x 21 cm), não ficará no final com o mesmo número de páginas por motivo obvio.
No tamanho de papel A4, a largura e altura do papel é bem maior que o tamanho do papel do livro (14 x 21 cm), portanto o espaço onde está a mancha, ou seja, onde o texto vai ficar no formato livro é bem menor, tendo de ocupar bem mais paginas para caber.
É uma regra simples. Para uma página de texto completa no A4, com fonte tamanho 12, espaço 1,5 (um e meio), corresponderá, em média, a uma página e meia no formato livro onde a largura e altura da página é menor.
Em resumo, seu livro terá um número de páginas bem maior que seu trabalho acadêmico. Essa regra vale para qualquer tipo de trabalho, acadêmico ou literário que seja digitado no papel formato A4, fonte tamanho 12, espaço 1,5 (um e meio) para converter para tamanho livro (14 x 21 cm).