Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Imprensa Universitária

Área do conteúdo

Imprensa Universitária tem Conselho Editorial

Data da publicação: 23 de novembro de 2018 Categoria: Imprensa, Notícias Tags:

Imprensa Universitária instala primeiro Conselho Editorial, com 15 membros titulares
Diretor da Imprensa e Reitor da UFC na solenidade de instalação do Conselho Editorial

Diretor da Imprensa e Reitor da UFC na solenidade de instalação do Conselho Editorial

O auditório da Imprensa Universitária foi palco, na tarde desta terça-feira (20), da instalação do Conselho Editorial da Imprensa Universitária da Universidade Federal do Ceará. Formado por 15 membros titulares, o Conselho tem como primeira ação formular uma política editorial visando estabelecer critérios para seleção de obras que serão impressas no setor.

O Conselho Editorial foi criado pela Resolução nº 7 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), de 29 de maio de 2018. Além da elaboração da política editorial da Imprensa Universitária, os conselheiros ficarão responsáveis por analisar as obras e materiais a serem editados e selecionar os que estejam de acordo com a política estabelecida pelo Conselho.

Na solenidade de instalação do Conselho, o diretor da Imprensa Universitária e presidente do Conselho Editorial, Joaquim Melo de Albuquerque, explicou que o comitê surgiu a partir da necessidade de dar mais credibilidade às obras da Imprensa Universitária. “Nós abrimos as portas para o Conselho. De uma certa forma, a gente vai trabalhar muito, trazer produtos cada vez mais notáveis aqui para a Imprensa”, considerou.

Veja outras imagens do evento no Flickr da UFC

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Antônio Gomes, explicou que o “Conselho vai tratar de decidir e aprimorar a política editorial das obras acadêmicas que serão impressas aqui na Imprensa”. A partir da elaboração da política editorial, com o estabelecimento de critérios claros para a impressão das obras, o material que chegará à Imprensa passará pelo crivo do Conselho Editorial, que selecionará apenas as obras que estejam de acordo com a política adotada.

Presente à solenidade, o reitor da UFC, Prof. Henry Campos, destacou a importância de a Universidade estabelecer “políticas transparentes que priorizem sempre pelo mérito”. E complementou: “Essa iniciativa é muito importante, primeiro porque ela nos obriga a publicar obras que tenham qualidade. Segundo, que essa escolha seja feita de forma coletiva, com análise de várias pessoas. Isso evita que a gente sofra com as pressões do dia a dia. E eu acho que abre uma porta para fortalecer o que já existe, como trabalhos das pós-graduações”.

CONSELHEIROS – O Conselho Editorial da Imprensa Universitária da UFC é formado por 15 membros titulares e oito suplentes.
Compõem o Conselho Editorial:
– o Diretor da Imprensa Universitária, Joaquim Melo de Albuquerque (presidente do Conselho);
– o Pró-Reitor de Graduação, Prof. Cláudio de Albuquerque Marques;
– o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Antônio Gomes de Souza Filho;
– o Pró-Reitor-adjunto de Extensão, Prof. Rogério Teixeira Masih;
– o Pró-Reitor-adjunto de Planejamento e Administração, Prof. Augusto Teixeira de Albuquerque;
– a Representante dos Diretores das Unidades Acadêmicas, Prof.ª Maria Elias Soares;
– o Diretor da Biblioteca Universitária, Francisco Jonatan Soares.

Ainda são membros titulares do Conselho os docentes com as respectivas áreas de conhecimento:
– Prof. Luiz Gonzaga de França Lopes, das Ciências Exatas da Terra;
– Prof. Armênio Aguiar dos Santos, das Ciências Biológicas;
– Prof. André Bezerra dos Santos, das Engenharias;
– Prof.ª Ana Fátima Carvalho Fernandes, das Ciências da Saúde;
– Prof. Alexandre Holanda Sampaio, das Ciências Agrárias;
– Prof. José Carlos Lázaro da Silva Filho, das Ciências Sociais Aplicadas;
– Prof. Irapuan Peixoto Lima Filho, das Ciências Humanas; e
– Prof. José Carlos Siqueira de Souza, de Linguística, Letras e Artes.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional
Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo