– QR Code

A Imprensa Universitária da UFC, acompanhando a tecnologia disponível vigente, está inserindo aos poucos, dependendo da aceitação, nas capas dos periódicos, revistas, livros de coleções e outras publicações que estão com links disponíveis na internet, um código digital, o QR Code, que depois de scaneado pelo smarphone, o usuário é remetido a uma página da internet que está no código, facilitando a acessibilidade ao material online.

Código QRMas afinal, o que é o Código QR?

Sabe essa imagem quadrada parecida um labirinto nas embalagens, rótulos, cartazes, capas de livros, revistas etc, é o QR Code, ou Código QR. É um sucessor do código de barras, pois consiste em um gráfico que pode ser lido por meio de aparelhos digitais móveis como um smartphone ou tablet e transmite algum conteúdo.

O QR Code é um gráfico em 2D, no formato de uma caixa preta e branca, que contém informações como textos, endereços da Web, números de telefone, SMS ou outras informações. Hoje em dia, ele é muito usado pela mídia impressa para oferecer aos leitores um bônus de conteúdo ou uma experiência extra e interativa.

Para decifrar o QR Code, é preciso ter um aparelho específico. Os smartphones de hoje já possuem essa capacidade, então pela câmera do celular é possível apontar para o conteúdo de destino do Código e ler seu conteúdo. Para isso basta instalar um App simples para Android ou outro sistema. Existem diversos aplicativos que têm como função principal escanear o código em seu celular e mostrar o que foi gravado no código.

Utilidades do QR Code

Você pode inserir no QR Code desde um link para web a um cartão digital com suas informações corporativas. Os smartsphones são, sem dúvidas, o aparelho de comunicação interativa móvel mais usado no mundo, então se você tem um, e nele instalado um leitor de QR Code, basta selecioná-lo apontar com a câmera do celular ou tablet e será mostrada as informações contida no código.

Se for um link da web, por exemplo, dependendo do App instalado ele mostrará o link, é só tocar no mesmo e você será remetido para uma página da internet. As informações que você inserir no código depois de capturadas pelo App do smatphone, podem ser compartilhadas, enviadas, adicionadas instantaneamente por opções no menu do App.
O QR Code oferece uma gama de aplicações em forma de código. Pode ser usado também como código de segurança para suas informações.