Saravá! Eusélio

Data de publicação: 28 de janeiro de 2020. Categoria: Biografia, Livros

Capa do livro Saravá! EusélioO enredo deste livro reconstrói a trajetória do professor e cineasta Eusélio Oliveira por meio de relatos de familiares, amigos e alunos, além de cartas e documentos guardados cuidadosamente por um mestre que não pretendia ser esquecido. Calhou de imprimir-se na história do cinema cearense, estimulando a produção em um período muito artesanal no panorama local.

Com poucas ferramentas à sua disposição, filmou curtas-metragens, realizou cineclubes e festivais e foi pioneiro na formação de uma geração de cineastas e fotógrafos que lograram reconhecimento nacional e internacional. Personagem da cidade, homem que mergulhou na cultura popular e na própria inconstância para virar folclore: Eusélio é único, mas traz na singularidade um mundo plural, controverso e intempestivo.

AUTORA: Beatriz Jucá
COLEÇÃO LIVRO-REPORTAGEM – Nº 1