Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Imprensa Universitária

Área do conteúdo

Breve histórico da Imprensa

Prédio da Imprensa na época de sua inauguração.

Prédio da Imprensa na época de sua inauguração.

A Imprensa antiga

A história da Imprensa Universitária começa no dia 6 de abril de 1956, quando o Conselho Universitário autoriza a aquisição da Tipografia Lusitana pelo então Reitor Antônio Martins Filho.

A gráfica funcionou inicialmente no mesmo prédio da Tipografia Lusitana, na rua Major Facundo, 96, transferindo-se posteriormente para a antiga garagem existente na sede da Reitoria, precisamente onde hoje se localiza o Auditório Castello Branco. Dali mudou-se para o bloco em frente (hoje Cetrede), com instalações mais adequadas. Logo, a recém criada Imprensa, assumia um duplo papel: transforma-se na principal ferramenta de comunicação interna, com seus cartazes, avisos, fôlderes, ao mesmo tempo em que atua estrategicamente na difusão do conhecimento produzido pela recém-criada UFC.

No dia 25 de maio de 1967, em solenidade que contou com a participação das mais altas autoridades, foi inaugurada a sede própria da Imprensa Universitária, com uma área de 1.727 m2, com previsão para expansão. O projeto do prédio da Imprensa tem assinatura dos arquitetos José Liberal de Castro e Neudson Braga.
Na mesma ocasião, foi descerrada a placa de bronze na entrada do novo prédio, em homenagem ao mais entusiasta dos seus idealizadores, o Reitor Antônio Martins Filho, “tipógrafo aos 11 anos”.

A importância da Imprensa Universitária no cenário artístico literário do Ceará está intimamente ligada a nomes importantes das artes e da intelectualidade cearense que passaram por aqui, como Fran Martins, Andrade Furtado, Raimundo Girão, Moreira Campos, Eduardo Campos, Francisco Carvalho, entre outros.

A Imprensa hoje – 2015

Fachada da Imprensa Universitária no campus do Benfica

Fachada da Imprensa Universitária no campus do Benfica (2015)

Além dos serviços relativos à produção de impressos e publicação de informativos, periódicos, revistas de trabalhos especializados e acadêmicos da Universidade Federal do Ceará, é também responsável pela edição de livros didáticos, científicos e literários, também re-editando obras culturais consideradas de grande significação, esgotadas, esquecidas ou ameaçadas de desaparecimento.

A Imprensa também produziu livros que foram utilizados no processo do Vestibular da UFC, nos anos em que havia o método tradicional de ingresso na Universidade Federal do Ceará.

Atualmente, a Imprensa atua em três áreas distintas: a impressão em off-set de livros periódicos e outros materiais de grande tiragem; a impressão digital (equivalente à gráfica rápida) para publicações de pequenas tiragens e material administrativo; e a edição e publicação eletrônica de e-books em PDF, vertente que teve início em 2015.

Um olhar sobre a modernização da Imprensa ao longo das suas gestões

Ao longo da sua história, a Imprensa Universitária tem se preocupado com a modernização do seu parque gráfico e da sua estrutura, visando a um alinhamento estratégico diante da sua missão institucional.
Na gestão de Anselmo Frazão (1965-1991), ressaltam-se a reorganização da estrutura física, com a inauguração do atual prédio, a aquisição de maquinário de última geração, como a linotype, destaque na produção de linhas tipográficas, e a contratação de novos servidores.

Já na administração do Prof. Geraldo Jesuíno da Costa (1991-2003), deve ser sublinhado o pioneirismo na informatização, com a aquisição dos primeiros computadores IBM e com a iniciação da computação gráfica.

Por sua vez, foi na gestão de Manoel Alves Filho (2007-2012) que se iniciou o processo de modernização tendo em vista a implantação de novas tecnologias, sistema Imageseter (geração de fotolitos  e posteriormente sistema CTP (gravação de chapas off set), a fim de atender a demandas cada vez maiores, em consonância com o rápido crescimento da UFC.

Na gestão atual, de Joaquim Melo de Albuquerque, iniciada em 2012, destaca-se a preocupação com o fortalecimento das mídias digitais e das publicações eletrônicas. Trabalha-se, ademais, na criação de um conselho editorial visando à definição de regras e a fixação de critérios para a seleção de obras, o que se relaciona à melhoria do conceito da UFC diante dos conselhos de avaliação em pesquisa, fundamental para o crescimento dos cursos e a melhoria do ensino.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo