Sonetos de Jorge Tufic

Data de publicação: 28 de março de 2020. Categoria: Literatura, Livros

Capa do livro Sonetos de Jorge TuficJorge Tufic, na opinião de Caio Carneiro, reúne várias naturalidades: é acreano de nascimento, manauara por adoção e cearense por opção. No campo da poesia, segundo Socorro Santiago, professora de Literatura da UAM, Tufic experimentou praticamente todas as formas poéticas. Desde o soneto e a canção livre até o poema concreto e o poema práxis.

Dedica-se também ao cordel, o que é uma forma de externar, segundo ele deixa entrever neste gênero literário, o seu amor pela terra de José de Alencar: “o poeta, afinal, escreve ele com todas as letras, nasce onde é feliz”.

Dos cem sonetos que compõem este livro, os sessenta e sete primeiros foram tirados de Agendário de sombras, um encarte do jornal O Pão; os quinze seguintes fazem parte de Retrato de mãe e os dezoito últimos foram escritos em 1956 quando o poeta estreou com seu primeiro livro. Este último livro Sonetos, portanto, trata-se de uma coletânea ao gosto do autor.

AUTOR: Jorge Tufic
ISBN: 85-7282-078-7