Data de publicação: 9 de fevereiro de 2020. Categoria: Ciências Sociais, Livros

Capa do livro A construção da tradição no Jongo da Serrinha: uma etnografia visual do seu processo de espetacularizaçãoNa década de 1960, as rodas de jongo foram desaparecendo dos terreiros da Serrinha porque os organizadores do jongo foram morrendo. Atualmente, existem dois tipos de roda de jongo originados na Serrinha. Um deles é realizado no morro para comemorar as datas festivas: são as rodas “particulares”. O outro, são as apresentações do grupo Jongo da Serrinha nas casas de espetáculo e, também, no morro.

As rodas do grupo Jongo da Serrinha são dançadas por profissionais e foram, inicialmente, organizadas por Darcy Monteiro, mais conhecido como Mestre Darcy do Jongo da Serrinha, falecido em dezembro de 2001.

Mestre Darcy selecionou e legitimou elementos que conservariam a tradição do jongo, muitos dos quais mantinham uma relação direta com a história de sua própria família. Ao mesmo tempo, ele desenvolveu uma estratégia de preservação do jongo que visava torná-lo conhecido dos grupos sociais formadores de opinião, geralmente ligados à classe média branca. Para isso, definiu determinados elementos que poderiam ser modificados e apropriados ao gosto desses consumidores, contribuindo para manter vivo o jongo.

AUTOR: Pedro Simonard
COLEÇÃO DIÁLOGOS INTEMPESTIVOS – Nº 153