A experiência futurista e a geração de Orpheu (2ª edição)

Data de publicação: 23 de fevereiro de 2020. Categoria: Critica Literária, Livros

Capa do livro livro A experiência futurista e a geração de Orpheu (2ª edição)Em 1915, em Lisboa, um grupo de jovens escritores resolve lançar uma revista trimestral, Orpheu 1, que causa escândalo nacional. Ela é seguida de outra edição, Orpheu 2, aparecendo como diretores Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro. (Orpheu 3, por sua vez, permanece numa gaveta até ser publicada em 1984). Em 1917, uma outra publicação causa barulho na cena literária portuguesa: Portugal futurista, logo apreendida pela polícia por ofensa aos bons costumes.

A experiência futurista e a geração de Orpheu analisa, para além das conferências, exposições e espetáculos, os manifestos, os poemas e as narrativas de ficção escritas no período em que durou o movimento da vanguarda portuguesa e suas implicações com o futurismo de Marinetti e Maiakovski.

AUTOR: Carlos d’Alge
ISBN: 85-7282-047-7