A pedagogia feminina das casas de caridade do Padre Ibiapina

Data de publicação: 13 de março de 2020. Categoria: História, Livros

Capa do livro A pedagogia feminina das casas de caridade do Padre IbiapinaO primeiro contato da autora deste livro com a obra missionária e pedagógica do Pe. Ibiapina se deu em 1992 e 1993 quando participava de uma pesquisa na condição de aluna do Centro de Pedagogia da UPB e bolsista do CNPq, sobre o levantamento de fontes de educação paraibana.

Somente no início de 1998, no entanto, foi que a autora teve a oportunidade de levantar fontes mais criteriosas a respeito do Pe. Ibiapina. A partir de então pode compor uma bibliografia básica do padre para, em seguida, trabalhar sobre ela.

O presente livro situa a obra de Ibiapina no território cearense. A autora, porém, extrapola tal recorte espacial em razão da instituição investigada – as casas de caridade do Pe. Ibiapina – terem se situado em várias outras províncias nordestinas: Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco.

AUTORA: Maria das Graças de Loiola Madeira
COLEÇÃO DIÁLOGOS INTEMPESTIVOS – Nº 54