Data de publicação: 12 de março de 2020. Categoria: Geografia, Livros

Capa do livro A política brasileira de mudanças climáticas: competição, cooperação e diversidade institucionalA proposta de análise da política brasileira de mudança do clima desenvolvida repousou numa abordagem interdisciplinar, amparada num diálogo contínuo ao longo dos capítulos do livro, articulando elementos dos campos da Ciência Política, das Relações Internacionais e da Economia Ecológica.

A pesquisa sobre essa política justificou-se ao reconhecer a urgência do tema e a necessidade de se analisar como é operacionalizada a política ambiental brasileira de mudanças climáticas, especialmente no período entre 2009, tomado a partir da Lei no 12.187/2009 que instituiu a Política Nacional sobre Mudança do Clima, até o ano de 2011, reforçando os antecedentes políticos da institucionalização da governança da política brasileira de mudança do clima.

Esse tipo de abordagem ainda é incipiente nas agendas de pesquisa em Ciência Política e Políticas Públicas no Brasil, o que justificou a necessidade de avaliações específicas do tema das mudanças climáticas por meio do desempenho das instituições responsáveis pelo desenvolvimento da política ambiental brasileira.

AUTOR: Diego Freitas Rodrigues
COLEÇÃO DIÁLOGOS INTEMPESTIVOS – Nº 168