A trama poética em Caetano Veloso

Data de publicação: 23 de março de 2020. Categoria: Literatura, Livros

Capa do livro A trama poética em Caetano VelosoCom base na função poética, tal como assentada por Jakobson, analisam-se neste livro as seguintes composições de Caetano Veloso: o queres, meu bem meu mal, pipoca moderna, odara, luz do sol e chuva, suor e cerveja. Investigam-se aqui não aspectos estruturais stricto sensu derivados da definição da função poética, mas também os fundamentos semânticos. Estes implicam dois conjuntos de noções básicas: denotação versus conotação; dicionário versus enciclopédia. O texto é ponto de partida que orienta a análise dos itens lexicais. Assim, teve-se de abandonar as concepções semânticas que apoiam o dicionário, fundamentado em palavras isoladas, e assumir a importância do saber enciclopédico no processo inferencial que gera o texto.

AUTOR: José Américo Bezerra Saraiva
COLEÇÃO DE ESTUDOS DA PÓS-GRADUAÇÃO