Agricultura e Urbanização no nordeste brasileiro

Data de publicação: 27 de janeiro de 2021. Categoria: Geografia, Livros

Capa do livro Agricultura e urbanizaçãoEstudar a região situada entre o baixo curso do Rio Açu, no Rio Grande do Norte e o baixo curso do rio Jaguaribe, no Ceará, significou detalhar sua organização social e económica, e isto possibilitou o entendimento de como esta se organiza e se insere na ordem instituída pelos auspicios da globalização da economia. Contudo, para apreender a realidade regional e local, foi indispensável a compreensão do funcionamento da economia mundial e seu reflexo na formação econômica social brasileira, que não se estabelece sem as intervenções do Estado, das instituições e de todo um conjunto de agentes sociais e econômicos hegemônicos.

Trabalhamos, sobretudo, com base em temas escolhidos para análise, usados como fundamento para pesquisa, considerando, especialmente, a importância de tais temas para a compreensão do processo de urbanização que se estabelece na região em estudo e das redefinições regionais. Discorremos, portanto, sobre os seguintes temas: 1. produção agrícola; 2. economia urbana; 3. dinâmica populacional e mercado de trabalho.

Adentrar no labirinto destas reflexões, e nas demais que este livro suscitará, seria o nosso convite a leitura, pois como objetivo principal desta obra buscamos identificar elementos para novas pesquisas e novas parcerias. Acreditamos, portanto, que novas análises, a partir daqui, são condições indispensáveis para a produção de um conhecimento geográfico mais amplo, mais abrangente.

Autora: Iara Rafaela Gomes
ISBN: 978-85-7282-776-8