Comemoração aos 200 anos da Fenomenologia do Espírito de Hegel

Data de publicação: 7 de março de 2020. Categoria: Filosofia, Livros

Capa do livro Comemoração aos 200 anos da Fenomenologia do Espírito de HegelFoi no outono de 1806 que Hegel concluiu a última parte de A fenomenologia do espírito. Napoleão, com suas tropas, estava às portas de Jena, onde Hegel morava na época. O filósofo alemão terminou de escrever este livro, portanto, “sob o trovão dos canhões”, segundo afirma um de seus alunos. Com a publicação de A fenomenologia do espírito no ano seguinte, 1807, a filosofia não seria mais a mesma no mundo.

Foi para marcar esta data, portanto, que vários professores universitários realizaram, em 2006, duzentos anos após Hegel ter terminado A fenomenologia do espírito, um congresso sobre o livro do filósofo alemão na Universidade Federal do Ceará. No ano seguinte, 2007, duzentos anos após a publicação da Fenomenologia também foi publicado este livro que traz, em seu interior, os textos que foram lidos por vários conferencistas durante o congresso.

ORGANIZADORES:
Eduardo Ferreira Chagas