Dicionário de formas e construções opcionais da língua portuguesa

Data de publicação: 15 de março de 2020. Categoria: Linguística, Livros

Capa do livro Dicionário de formas e construções opcionais da língua portuguesaPor que Dicionário de formas e construções opcionais de língua portuguesa? Primeiro é preciso esclarecer o significado de formas em contra-ponto alternativo para construções.

Denominam-se formas neste dicionário as variantes de vocábulos monolexemáticos, sintagmas, locuções ou expressões, tendo em vista seus aspectos gráficos, fonéticos, prosódicos e outros; as construções opcionais, por sua vez, são as variantes referentes à problemática da sintaxe que são entendidas aqui como o conjunto das estruturas linguísticas configuradoras da concordância, da regência e da colocação das palavras na construção da frase.

Consta o presente dicionário de 3.403 verbetes e integram a lista de sua bibliografia 497 autores. Assim, o número de obras citadas atinge a expressiva cifra de 1.082 títulos entre autores brasileiros e portugueses.

AUTOR: José Alves Fernandes
ISBN: 85-7282-059-0