Dr. Argeu: a construção de um santo popular (2ª edição)

Data de publicação: 30 de março de 2020. Categoria: Livros, Religião

Capa do livro Dr. Argeu: a construção de um santo popular (2ª edição)Os autores de Dr. Argeu: a construção de um santo popular narram, de forma histórica, etnográfica e literária, através de depoimentos e entrevistas, a carreira e o processo de santificação popular do médico cearense Dr. Argeu. Esse médico, embora displicente com as obrigações sociais, dedicava-se plenamente a seus doentes.

Político, fez com que a prática clientelista, normalmente adotada pelos outros em proveito próprio, revertesse para recursos sociais aos necessitados. O médico que normalmente se atrasava em seus encontros sociais atendia no momento certo os pacientes mais necessitados.

Dr. Argeu é santo porque expressava, em vida, a busca de resoluções e representa a carência social e afetiva da população. Ao abordar um tema tão essencial como este para a cultura brasileira, Antonio Mourão e Sidney Greenfield trazem para o público leitor, uma importante contribuição para o estudo dos processos sociais e culturais de santificação de um homem pelo povo.

AUTORES:
Antonio Mourão Cavalcante