Edifícios de apartamentos em fortaleza: universalidades e singularidades

Data de publicação: 17 de março de 2022. Categoria: Arquitetura e Urbanismo, Livros

Capa do livro edifícios de apartamentos em fortaleza: universalidades e singularidadesEste livro é o resultado final da tese de doutorado em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie e que, por sua excelência, foi indicada para representar o programa de pós-graduação junto ao Prêmio Anparq 2016. É uma espécie de história da evolução urbana de Fortaleza a partir das formas arquitetônicas, sendo dividido em quatro períodos gênese e diversidade (1935-1959); a hegemonia dos sólidos modernos (1960-1971); a incorporação do pilotis (1972-1978); a consolidação das torres (1979-1986). A perspectiva empírica do trabalho, que compreende um universo de 396 obras, analisando 19 exemplares selecionados nos quatro períodos propostos, consiste um dos aspectos instigantes do trabalho, pois se trata de algum modo, de uma narrativa que parte do objeto, do material, do real e singular e busca conexões e vínculos com o geral, o abstrato, o universal.

Dados da obra

Autor: Márcia Gadelha Cavalcante