Data de publicação: 28 de fevereiro de 2020. Categoria: Educação Ambiental, Livros

Capa do livro Educação ambiental dialógica: as contribuições de Paulo Freire e a cultura sertaneja nordestinaPRODUTO ESGOTADO

Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, João Batista de Albuquerque Figueiredo, autor deste livro, doutorou-se em Ciências (Ecologia Educação Ambiental) pela Universidade Federal de São Carlos e fez mestrado em Saúde Pública na Universidade Federal do Ceará.

Educação ambiental dialógica: as contribuições de Paulo Freire e a cultura sertaneja nordestina é um livro que possui uma profundidade de ideias e reflexões fáceis de serem entendidas porque uma das virtudes do autor é escrever com clareza e o máximo de detalhes. As idas e vindas de João Figueiredo ao sertão, por sua vez, faz com que o leitor se deleite com as descrições que ele redige daquela região. Mas nem tudo é poesia neste livro.

A problemática da água, que é, como se sabe, um dos grandes dramas do Nordeste e do século XXI no planeta, também está aqui e é apresentada pelo autor a partir das representações sociais oriundas do saber popular que são desvelados ao longo da pesquisa. A possibilidade de uma nova Educação Ambiental, fundamentada nos princípios freireanos e denominada de dialógica se corporifica no livro de João Figueiredo como uma proposta ousada e inovadora para a educação em sua interface com a cultura popular.

AUTOR: João B. A. Figueiredo
COLEÇÃO DIÁLOGOS INTEMPESTIVOS – Nº 43