Data de publicação: 28 de fevereiro de 2020. Categoria: Educação Ambiental, Livros

Capa do livro Educação ambiental e indígena: caminhos da extensão universitária na gestão de comunidades tradicionais (tomo 1)PRODUTO ESGOTADO

Tomo 1: Fundamentos teórico-metodológicos e experiências institucionais

“Os sons e fluídos das florestas e campos, inspiraram o linguajar e a musicalidade indígena, a fauna e a flora com suas propriedades e comportamentos enriqueceram os seus saberes tradicionais. A oralidade e as práticas cotidianas constituíram o grande legado cultural dos povos indígenas através de suas gerações. Antes de ensinar, a nós educadores, cabe a humildade do ouvir, aprender e respeitar as diferenças culturais indígenas.

Perceber que a escrita constitui apenas um dos elementos da riqueza cultural de um povo. Música, pintura, cerâmica, dança, caça, pesca, artesanato, autodeterminação e resistência cultural, são também elementos integrantes da Educação Indígena. Mesmo nos autodenominando civilizados, como brasileiros temos uma matriz original indígena.”

ORGANIZADORES:
Edson Vicente da Silva