Data de publicação: 28 de fevereiro de 2020. Categoria: Educação Ambiental, Livros

Capa do livro Educação ambiental e indígena: caminhos da extensão universitária na gestão de comunidades tradicionais (tomo 2)PRODUTO ESGOTADO

Tomo 2: Educação ambiental aplicada e participação comunitária

Nos últimos tempos, fala-se muito em qualidade de vida e sustentabilidade. No entanto, os modelos utilizados são padronizados e, quase sempre, distantes da realidade de cada comunidade, bairro, cidade, estado ou país. Nesse contexto, as comunidades indígenas, apesar das dificuldades que lhe são impostas, exercitam formas alternativas de educação, saúde e convivência com o meio ambiente que podem ser adaptadas para outras comunidades.

Como não temos um convívio mais próximo, passa­mos a imaginar que eles estão distantes, isolados em suas aldeias. Pouco sabemos sobre a quantidade de índios e na­ções indígenas, suas tradições culturais, suas línguas ou dialetos e formas de comunicação, ou sobre suas formas de organização social e política. Obter essas informações, para um cidadão que vive e mora na cidade, não é fácil.

ORGANIZADORES:
Edson Vicente da Silva