Elementos para uma morfologia do português: em torno da noção de radical

Data de publicação: 15 de março de 2020. Categoria: Linguística, Livros

Capa do livro Elementos para uma morfologia do português: em torno da noção de radicalA noção de radical é, em morfologia, a mais importante. É a partir dela que outras noções são trabalhadas, como a de afixo e a de tema. Por causa disso o professor do Curso de Mestrado em Linguística da Universidade Federal do Ceará, Paulo Mosânio Teixeira Duarte decidiu dedicar este livro Elementos para uma morfologia do português ao estudo sobre o radical, baseando seu trabalho não apenas nas gramáticas tradicionais, desde a tradição clássica até as recentes gramáticas normativas de língua portuguesa, mas também nos manuais de linguística.

A partir daí, volta-se para noções relacionadas, como a de base e a de raiz. No último capítulo discute a vogal temática. Dada a amplitude e o caráter básico do mesmo, este livro se destina a estudiosos da área de Linguística e Língua Portuguesa.

AUTOR: Paulo Mosânio Teixeira Duarte
ISBN: 85-7282-086-8