Entre Narciso e Eros: a construção do discurso amoroso em José de Alencar

Data de publicação: 28 de março de 2020. Categoria: Literatura, Livros

Capa do livro Entre Narciso e Eros: a construção do discurso amoroso em José de AlencarAs mulheres em José de Alencar muitas vezes fogem aos padrões convencionais do século XIX. Foi assim com Lucíola e com Senhora. Vera Lucia Albuquerque de Moraes percebeu isso e, por isso, escreveu este livro a que deu o título de Entre Narciso e Eros: a construção do discurso amoroso em José de Alencar.

No decorrer do estudo a autora percebeu a trágica situação da mulher brasileira no tempo de José de Alencar e chama a atenção do leitor para ela quando trata do casamento por interesse em oposição ao casamento por amor e as rígidas normas éticas, morais e religiosas relacionadas ao comportamento feminino naquele século. Tudo o que está no livro de José de Alencar e que o autor cearense tratou com brilhantismo e independência.

AUTORA: Vera Lucia Albuquerque de Moraes
PRÊMIO OSMUNDO PONTES 2004