Data de publicação: 30 de março de 2020. Categoria: Livros, Religião

Capa do livro Eu sou o ogã confirmado da casa: ogãs e energias espirituais em rituais de umbandaEu sou o ogã confirmado da casa, pesquisa de Leonardo Oliveira de Almeida, para sua Dissertação de Mestrado no Programa de Pós-Graduação da UFC, é pioneira no estudo da Umbanda no Ceará. Trata-se de um texto orgânico, no qual os sujeitos falam, narram seus papéis, como maestros das giras e dos transes de incorporação, ao ritmo dos tambores, em um viés calcado em uma abordagem teórica-mágica-religiosa, dentro de uma perspectiva analítica. Ainda que o enfoque tenha privilegiado um Terreiro, isso não o impediu de fazer comparações com outros estudos, realizados no campo mais amplo das religiões lusoafrobrasileiras, situadas em outras áreas etnográficas.

AUTOR: Leonardo Oliveira da Almeida
COLEÇÃO DE HUMANIDADES – UFC