Família às avessas: gênero nas relações familiares de adolescentes

Data de publicação: 11 de fevereiro de 2020. Categoria: Ciências Sociais, Livros

Capa do livro Família às avessas: gênero nas relações familiares de adolescentesProfessora Adjunta do Departamento de Economia Doméstica da UFC, Célia Chaves Gurgel do Amaral, a autora deste livro, participou, em 1996, do Centre de Recherches em Sociologie de la Famille, na Universidade René Descartes – Paris V, sob a orientação do professor e pesquisador François de Single. Família às avessas: gênero nas relações familiares de adolescentes faz parte da tese de doutorado que foi defendida pela professora Célia na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas/SP, em 1997.

Neste livro a professora procura mostrar como os atributos masculinos e femininos, opostos em sua essência biológica, surgem na convivência em família e são apreendidos pelos adolescentes para a categorização do mundo. O livro se divide em quatro capítulos que discutem, inicialmente, as categorias fundamentais ao estudo (representações sociais, gênero e família) e, em seguida, examina questões como a família dos adolescentes, convivência familiar, gênero e representações sociais no cotidiano familiar.

AUTORA: Célia Chaves Gurgel do Amaral
ISBN: 85-7282-088-4