Feijão-caupi: melhoramento genético no Centro de Ciências Agrárias

Data de publicação: 1 de fevereiro de 2020. Categoria: Ciências Agrárias, Livros

Capa do livro Feijão-caupi: melhoramento genético no Centro de Ciências AgráriasO feijão-caupi ou feijão-de-corda, como é conhecido tradicionalmente no Ceará, é uma das culturas alimentares mais importantes do Estado e da região Nordeste. A Escola de Agronomia, hoje Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará, foi a pioneira nas pesquisas com essa cultura com o trabalho iniciado pelo professor José Braga Paiva, em 1963.

O trabalho realizado englobou a formação de uma Coleção de Germoplasma, cruzamentos, seleção de linhagens, lançamento de cultivares e transferências de tecnologia, intercâmbio de germoplasma com instituições nacionais e estrangeiras e formação de pessoal.

Dentre os resultados apresentados, despontam as pesquisas sobre a coleta e preservação de germoplasmas e melhoramento genético, tão bem conduzidas pelo saudoso professor José Braga Paiva.

AUTORES:
José Braga Paiva (in memoriam)
Francisco Rodrigues Freire Filho
Elizita Maria Teófilo