Data de publicação: 28 de março de 2020. Categoria: Literatura, Livros

Capa do livro Ficções lobatianas: Dona Aranha e as seis aranhinhas no Sítio do Picapau AmareloA produção desta obra teve gênese em duas obras fundamentais da literatura infantil de Monteiro Lobato: Reinações de Narizinho e Memórias da Emília. O ateliê de Dona Aranha no Reino das Águas Claras, em Reinações de Narizinho, foi o ponto de partida para a mise-en-scène dos processos textuais lobatianos representados pelas seis aranhas. A Emília crítica e o Visconde didático, coautores de Memórias da Emília, presidem a transcrição do Sítio do Pica-pau Amarelo.

A expectativa do título é a de um livro de literatura infantil. Trata-se, entretanto, de um ensaio ficcional ou de uma ficção ensaística disfarçada em reportagem sobre o mundo lobatiano.

AUTOR: Horácio Dídimo
ISBN: 85-7282-031-0