Influências de Clóvis Beviláqua na codificação civilista brasileira

Data de publicação: 17 de março de 2022. Categoria: Direito, Livros

Capa do livro Influências de Clóvis Beviláqua na codificação civilista brasileira A obra Influencias de Clóvis Bevilaqua na Codificação Civilista Brasileira oferece ao leitor muito mais do que está anuncia do em seu titulo. É fruto de uma pesquisa profunda, séria e robusta, visando a construção de um trabalho académico que, sem dúvida, se enquadra entre os melhores, sobre a vida e a obra do grande jurista cearense Clóvis Bevilaqua.

Na busca de insumos para a sua pesquisa, a Professora Doutora Ana Paula Araújo de Holanda não mediu esforços e começou pelo co meço, garimpando informações na cidade natal de Bevilaqua, a bucó lica Viçosa do Ceará, onde esteve por mais de uma vez. Dona de um carisma invejável, a comunicativa Ana Paula encontrou traços rema nescentes do jurista nas ruas, nas praças, nos monumentos e nas con versas com a população local, que não esconde o grande orgulho que tem pelo conterraneo ilustre.

Esta experiência vivida pela autora, somada ao amplo acervo que compõe as referências bibliográficas, abriu uma porta certeira para a mesma “percorrer os caminhos” do eclético Clóvis Beviláqua, que fo ram múltiplos e transdisciplinares, pois passou pela literatura, a filo sofia, a sociologia, a história, o direito civil, o direito romano, o direito internacional, o direito constitucional, a economía, a criminologia e a prosa, sobejamente encontrada nas cartas escritas para a sua amada Amélia Bevilaqua.

Ao final da leitura, fica a impressão de estar diante da biografia do “artifice incomparável de nosso Código Civil”, escrita de uma forma original, clara e leve, por quem o conhece verdadeiramente. A obra é uma justa homenagem ao nosso codificador que, apesar da grande importância que tem para o Brasil e para os brasileiros, é injustamente esquecido.

Dados do livro

Autor: Ana Paula Araújo de Holanda