Labirintos de Clio: práticas de pesquisa em história

Data de publicação: 14 de março de 2020. Categoria: História, Livros

Capa do livro Labirintos de Clio: práticas de pesquisa em históriaO espaço estudado em Labirintos de Clio é o Piauí e, dentre as cidades mais discutidas, Teresina é a primeira, ainda que se fale das outras e, dentre elas, a de Timon no Maranhão. Mesmo o texto Imagem das Tragédias: Abril Despedaçado e as Representações do Sertão se referem, indiretamente, ao Piauí uma vez que este território é comumente identificado como sertão.

Sertão calcinado pela seca, que é foco de outro artigo. Agentes sociais como a mulher e a criança também ganham destaque nesta obra. No primeiro caso, o foco incide sobre tensões e deslocamentos da mulher e, no segundo, a criança é focada no espaço pedagógico. Com raras exceções, praticamente todos os autores deste livro estão relacionados com a Universidade Estadual do Piauí cujo curso de História, em 2009, completou quinze anos de existência.

ORGANIZADORES:
José Gerardo Vasconcelos