Nas marés da vida: histórias e saberes das mulheres marisqueiras

Data de publicação: 15 de março de 2020. Categoria: Histórias da Vida, Livros

Capa do livro Nas marés da vida: histórias e saberes das mulheres marisqueirasA pesquisa que embasa este livro tem como instrumento principal a (re)construção de histórias de vida, o que possibilita conhecer o contexto social das populações ribeirinhas e compreender o comportamento humano, a sobrevivência em um contexto em que as políticas públicas ainda não contemplam todos em seu direito a uma boa qualidade de vida e de educação.

O contexto social das mulheres que vivem nas comunidades ribeirinhas segue uma rotina de atividades interligadas aos horários das marés. As marisqueiras observam quando a maré está propícia para a pesca; quando a água do rio vai saindo do mangue – a maré grande – é o momento de mariscar, pois os aratus estão com fome e saem dos buracos quando ouvem o barulho de suas vozes.

AUTORA: Vanda Maria Campos Salmeron Dantas
COLEÇÃO DIÁLOGOS INTEMPESTIVOS – Nº 211