O grupo como estratégia de sobrevivência para crianças da favela

Data de publicação: 2 de fevereiro de 2020. Categoria: Ciências Médicas, Livros

Capa do livro O grupo como estratégia de sobrevivência para crianças da favelaEsta obra versa sobre as configurações vinculares engendradas por um grupo de crianças habitantes de uma favela em Fortaleza, no Ceará. A autora investiga a psicodinâmica grupal com base na teoria grupanalítica e, mais especificamente, nas ideias winnicottianas concernentes a: a) o grupo como espaço potencial e transicional; b) a tendência antissocial.

A pesquisa é fruto do seu Doutorado em Ciências Médicas, na área de Saúde Mental, na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, em São Paulo. Seus resultados revelaram que a convivência, no contexto específico da comunidade, pareceu representar um significativo apoio emocional para as crianças, apesar da sociedade caótica, violenta e excludente onde estavam inseridas.

Este trabalho pretende também favorecer o surgimento de inéditas e férteis reflexões e práticas profissionais multidisciplinares.

AUTORA: Hilda Coutinho de Oliveira
ISBN: 978-85-7282-672-3