Data de publicação: 30 de março de 2020. Categoria: Livros, Oceanografia

Capa do livro Oceanografia: manual de técnicas oceanográficas para trabalhos em laboratório e a bordoEste livro constitui uma obra da maior importância para todos os docentes e técnicos que lidam com as Ciências do Mar, em especial naqueles aspectos diretamente relacionados com a obtenção de dados sobre a estrutura físico-química do meio marinho, e sobre os organismos que constituem os primeiros níveis tróficos da cadeia alimentar.

A estrutura do livro fornece a metodologia necessária para a estimação das características da água do mar (temperatura, salinidade, densidade, oxigênio dissolvido, luminosidade, alcalinidade, PH, CO2, total e sais minerais), e para a prospecção do fitoplâncton e zooplâncton. Conta com uma apresentação detalhada de todos o instrumental utilizado, com tabelas, formulários para anotação de dados oceanográficos, e a sequencia de cálculos para estimar o standing crop.

AUTOR: Jack L. Littlepage
TRADUTOR: Francisco de Assis Pereira da Costa