O livro de Augustino Lima Chaves, elaborado com a beleza de um artista da palavra e apuro técnico de jurista, reuniu linhas preciosas para a tessitura de novas considerações sobre o sistema judiciário, tendo como matéria-prima o produto do labor judicial.
Infelizmente, não tem sido de nossa tradição que se conjuguem, em trabalhos acadêmicos, as questões fundamentais sobre o Judiciário com a análise do que dizem os juízes quando decidem os casos em julgamento. Novamente, temos uma dicotomia equivocada: ou repertórios de jurisprudência que, centrados nos Tribunais Superiores, são incapazes de captar os muitos saberes das decisões judiciais, ou teses acadêmicas destituídas de base empírica confiável.
Livros como o de Augustino trazem, porém, novas possibilidades para que respostas melhores sejam construídas acerca das indagações postas em debate: o Judiciário é poder? Como e para quê? Os juízes são feitos de pedra? O Judiciário é de todo o povo? Da maioria? Ou apenas dos “bem-postos” no mundo?
Dados do Livro
AUTOR: Augustino Lima Chaves
PÁGINAS: 157
ISBN: 978-85-7282-695-2
ANO: 2016
VALOR: R$ 45,00