Otto de Alencar Silva: uma coletânea de estudos e cartas

Data de publicação: 9 de fevereiro de 2020. Categoria: Ciências Puras, Livros

Capa do livro Otto de Alencar Silva: uma coletânea de estudos e cartasOtto de Alencar Silva nasceu no Ceará em 1874 e morreu no Rio de Janeiro em 1912. Autodidata, nem por isso o primo de José de Alencar, pois Otto de Alencar era primo do autor de Iracema por parte de mãe, deixou de ser uma figura importante na história da Matemática.

Mantendo correspondência com Gaston Darboux e Henri Poincaré, ambos da França, o matemático cearense escreveu vários trabalhos sobre teoremas e fórmulas matemáticas que finalmente foram reunidos neste livro cumprindo-se assim um vaticínio de Manuel Amoroso Costa, irmão de Alceu de Amoroso Lima, para o qual a obra de Otto de Alencar só seria inteiramente conhecida no dia em que alguém reunisse seus trabalhos dispersos em várias revistas em uma única publicação. A profecia se realizou agora com a edição deste volume sobre Otto de Alencar assinada por Clóvis Pereira e Gervásio Gurgel.

ORGANIZADORES:
Clóvis Pereira da Silva