Porta de Academia, série de escritos (1987-1994), que agora vem à luz em forma de livro, traz uma característica singular: trata-se de material produzido para ser publicado pelo caderno Fame do jornal O Povo, de Fortaleza (CE).
Moreira Campos, mestre do conto, revela sua destreza e seu domínio da escrita quando desafiado a escrever textos curtos, que precisam dizer tudo de forma clara e direta, para serem lidos por um público que não era só o habitual de seus livros. O desafio era grande. Além do escritor de merecido renome, e professor de Literatura na UFC, seria o grande nome a dar prestígio à publicação. Afinal, ele não falava da calçada, ou da varanda do apartamento da Rua Beni Carvalho, mas da “Porta da Academia”, espaço legitimado pela tradição, dando aos escolhidos garantia da “imortalidade”.
Coordenada por Neuma Cavalcante e organizada por Isabel Gouveia Ferreira Lima, a obra contribui para a compreensão do que fez Moreira Campos, do que viveu, de sua visão de mundo e de literatura. Escritos da maturidade, revelam um homem em paz com a vida, e funcionam como um diário de bordo, anotações ou glosas à margem de sua obra, referencial, não pela quantidade, mas pela importância e pela excelência dos seus contos, no contexto da produção nacional.
Dados do Livro
AUTOR: Moreira Campos
COORDENAÇÃO: Neuma Cavalcante
ORGANIZAÇÃO: Isabel Gouveia Ferreira Lima
PÁGINAS: 599
ISBN: 978-85-7282-648-8
ANO: 2013
VALOR: R$ 40,00