Pulsão de morte e racionalidade no pensamento freudiano

Data de publicação: 7 de março de 2020. Categoria: Filosofia, Livros

Capa do livro Pulsão de morte e racionalidade no pensamento freudianoA filosofia da psicanálise é plena de armadilhas e engodos. Muitos se apresentam como filósofos para os psicanalistas e usam seu conhecimento de história da filosofia para apresentar interpretações completamente estranhas à teoria de Freud. Outros, ancorados unicamente na prática clínica, pretendem discutir filosoficamente a psicanálise, como se a história da filosofia não existisse.

Apenas o conhecimento da letra freudiana, no entanto, iluminada pela filosofia, pode trazer alguma luz ao espírito desta abrangente teoria. Neste livro, Pulsão de morte e racionalidade no pensamento freudiano, Maria Aparecida percorre a trama urdida por Freud com enorme cuidado. Aqui são reveladas as ligações entre esta teoria e o empirismo inglês de modo a tornar explícito como certas questões entendidas por Freud no contexto de uma pesquisa empírica psicanalítica são, na realidade, questões derivadas da própria metafísica empirista.

AUTORA: Maria Aparecida de Paiva Montenegro
SÉRIE FILOSOFIA – Nº 1