Teorias sociológicas contemporâneas: Elias, Foulcault e Bourdieu

Data de publicação: 7 de março de 2020. Categoria: Filosofia, Livros

Capa do livro Teorias sociológicas contemporâneas: Elias, Foulcault e BourdieuTeorias sociológicas contemporâneas, mais um número da Série Percursos publicado pelo Programa de Pós-Graduação do Departamento de Ciências Sociais da UFC, enfoca as contribuições teóricas de Norbert Elias, Michel Foucault e Pierre Bordieu para a análise da vida social.

Os textos, elaborados por alunos do curso de Teoria Sociológica II, ministrado pela professora Irlys Barreira, organizadora deste livro, abordam o largo alcance da reflexão desses representantes da sociologia contemporânea destacando, também, as possibilidade de articulação entre teoria e pesquisa. Comparar conceitos, explicitar estratégias metodológicas ou discutir uma das obras dos autores foram opções que nortearam os diferentes trabalhos aqui apresentados.

Dividido em duas partes, a primeira mais extensa, intitulada Elias, Foucault e Bordieu: explorações conceituais, analisa a presença de categorias analíticas no pensamento dos autores; a segunda, Diálogos entre teoria e pesquisa, corresponde à tentativa de usar a teoria como ferramenta de investigação. A lógica de apresentação dos textos segue, portanto, esse duplo caminho que orientou o conjunto dos trabalhos de modo condizente com o espírito da Série Percursos.

ORGANIZADORA: Irlys Alencar F. Barreira
SÉRIE PERCURSOS – Nº 7