Tradição e modernidade: milagre ou inovação?

Data de publicação: 28 de janeiro de 2020. Categoria: Antropologia, Livros

Capa do livro Tradição e modernidade: milagre ou inovação?Hoje, existem as culturas modernas, alcançando um grande desenvolvimento material e tecnológico, e aquelas que tentam salvaguardar a tradição, arrastando-se pela poeira do tempo. As primeiras seriam paradigmas incisivos para as outras: nada mais restaria do que render-se ao processo inexorável de modernização. Como podem conviver esses dois universos tão díspares? Quais os reflexos mais palpáveis: disputa, complementariedade ou negação? Como caso específico, o Brasil guarda o mesmo desafio.

Todas essas questões foram levantadas e discutidas numa perspectiva multidisciplinar, estimulando o repertório de todas as tendências e interpretações, durante o V Colóquio Internacional de Cultura Popular, em setembro de 1991, na cidade de Canindé – CE, do qual resulta a presente publicação.

ORGANIZADORES:
Antonio Mourão Cavalcante