Transição democrática brasileira e padrão midiático publicitário da política

Data de publicação: 8 de fevereiro de 2020. Categoria: Ciências Políticas, Livros

Capa do livro Transição democrática brasileira e padrão midiático publicitário da políticaA tese central deste livro é que, além da redemocratização, a década de oitenta se caracterizou pelo advento de um padrão mediático-publicitário na política, no qual a imagem se torna o mais precioso bem de um candidato e “marketeiros” profissionais ocupam o lugar das velhas lideranças políticas na consultoria política dos candidatos.

Nesse contexto, o voto ganha um novo significado: mais do que um instrumento de barganha – como no padrão coronelista – ou o resultado entre alternativas ideológicas, ele “assume a função de moeda ou equivalente geral no processo de consumo da política”.

AUTORA: Rejane Vasconcelos Accioly de Carvalho
ANO: 1999