Data de publicação: 8 de fevereiro de 2020. Categoria: Ciências Políticas, Livros

Capa do livro Velhos trabalhos, novos dias: modos atuais de inserção de antigas atividades laboraisCostuma-se dizer que o Brasil é o país dos contrastes. Diz-se também que é o país da diversidade. Pois estas duas afirmações estão muito bem exemplificadas nesta coletânea. O contraste emerge quando se considera o livro como unidade e ele se apresenta quando se põem, de um lado, situações nas quais a tecnologia de ponta é incorporada (como no caso do trabalho bancário) e, do outro, situações nas quais a tradição, embutida no saber-fazer emerge em valores culturais de grupos profissionais (como o trabalho do mestre de alpercatas).

Neste livro o leitor também é chamado pelos autores para olhar para temas que envolvem objetos e dimensões que, embora estejam à volta de todos, nem sempre chamam a atenção da maioria: a morte e o cuidado com os outros. Por essas e outras características este livro organizado pelos professores do Departamento de Psicologia da UFC, Izabel Cristina Ferreira Borsoi e a professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos, Rosemeire Aparecida Scopinho, pode ser considerado uma obra que retrata, pelo trabalho, o Brasil.

ORGANIZADORAS:
Izabel Cristina Ferreira Borsoi