Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português

Indignação e Conhecimento: para sentir-pensar o direito das minorias

Data da publicação: 30 de março de 2020 Categoria: Livros Digitais, Sociologia Tags: ,

Capa do livro Indignação e Conhecimento: para sentir-pensar o direito das minoriasEste trabalho da Professora Raquel Coelho de Freitas, Indignação e conhecimento: para sentir-pensar o direito das minorias, traz à tona a face obscura das relações entre conhecimento e poder, presente na conduta inercial e inconsciente da obtenção, utilização e criação do conhecimento, em desfavor da dignidade e da Vida.

O apelo forte da médica Nise da Silveira, que, no Brasil, revolucionou a Psiquiatria com as artes, ecoou forte, por igual, nos sentidos e na mente da Professora Raquel: “É necessário se espantar, se indignar e se contagiar, só assim é possível mudar a realidade”. As reflexões da autora, neste trabalho, apresentam uma possibilidade de cura das epistemologias apontadas como esquizofrênicas por fragmentarem o ser humano amputando-lhe as emoções e os sentimentos ou aprisionando outras dimensões da alma e do espírito. Ela nos dá uma senha para a libertação dos espíritos humanos, espíritos dos que criam os conhecimentos e daqueles afetados por eles. Quando se demonstra e se aceita a atuação das emoções e dos sentimentos nos processos cognitivos, parece ser mais fácil romper o monopólio do conhecimento como fonte de poder distorcido, e de seu efeito nefasto, do sofrimento das minorias dominadas.

LIVRO DIGITAL: Download gratuito da obra

Dados da obra