A grandeza índia do Ceará

Data de publicação: 13 de março de 2020. Categoria: História, Livros

Capa do livro A grandeza índia do CearáThomaz Pompeu de Sousa Brasil Sobrinho nasceu em Fortaleza, Ceará, em 1880. Morreu em 1967. Geógrafo, etnólogo e historiador, sua obra, distribuída entre artigos, relatórios, monografias e vasta bibliografia, versa com autoridade até hoje sobre assuntos do Nordeste.

A presente edição reúne alguns textos esparsos deste homem, secretário de estado e antigo diretor da Inspetoria de Obras Contra as Secas (atual DNOCS), que foram publicados, de 1919 a 1964, na Revista do Instituto do Ceará. Textos que jamais foram publicados em livro e que tratam dos índios que, antes dos portugueses, povoaram o estado de José de Alencar.

AUTOR: Thomaz Pompeu Sobrinho
ORGANIZADOR: Floriano Martins