Data de publicação: 1 de fevereiro de 2020. Categoria: Ciências Econômicas, Livros

Capa do livro A metrópole emergente: a ação do capital imobiliário na estruturação urbana de FortalezaA metrópole emergente: a ação do capital imobiliário na estruturação urbana de Fortaleza faz uma análise do modelo desenvolvimentista que ficou conhecido, no Ceará, por Governo das Mudanças implementado no território cearense de 1987 a 2002. Governo este que priorizou a indústria e o turismo como atividades econômicas fundamentais criando, com isso, impactos sócio-espaciais perversos sobre a Região Metropolitana de Fortaleza, dentre eles, o crescimento da distância entre os mais ricos e os mais pobres e o aumento das desigualdades sociais.

O livro aborda também os fenômenos econômicos contemporâneos que se expressam nas relações da metrópole com o resto do país e deste com a economia global tais como os processos de financeirização da economia, a reestruturação produtiva em nível nacional e a abertura comercial nos anos noventa. Estuda ainda os processos de expansão da Região Metropolitana e a estruturação intraurbana de Fortaleza.

AUTORA: Cleide Bernal
ISBN: 85-7282-151-1