Alfabetizar(se): o desafio de ler, escrever e compreender o mundo

Data de publicação: 23 de fevereiro de 2020. Categoria: Educação

Capa do livro Alfabetizar(se): o desafio de ler, escrever e compreender o mundoAlfabetizar(se): o desafio de ler, escrever e compreender o mundo relata a experiência de um programa de extensão da Universidade Federal do Ceará voltado para a formação de alfabetizadores e para a alfabetização de jovens e adultos. Promovido por um grupo de professores universitários, o trabalho, conduzido de forma nova, teve como base o pensamento filosófico-pedagógico de Paulo Freire articulado à teoria psico-genética de Emília Ferreiro e Ana Teberosky.

Desde sua concepção o programa Alfabetizar(se) da UFC pretendia realizar uma alfabetização em todos os sentidos: o da compreensão das palavras, do texto e do contexto, e o da compreensão da vida em sua complexidade. Os artigos aqui apresentados pelos coordenadores do programa e seis alfabetizados registram os esforços empreendidos por todos nesta direção.

ORGANIZADORES:
Inês Mamede