Anauê: os camisas verdes no poder

Data de publicação: 4 de fevereiro de 2020. Categoria: Ciências Políticas, Livros

Capa do livro Anauê: os camisas verdes no poder“Camisa verde” era uma das denominações do Integralismo, um movimento ideológico considerado por alguns como “fascista”, acontecido no Brasil na década de 1930 cujo lema era: “Deus, Pátria e Família”. Além do uniforme (a camisa verde), o movimento possuía uma simbologia muito rica.

A saudação entre os membros era feita com a mão estendida para o alto, gesto complementado pela palavra indígena “Anauê!”. Dispunha de milícias e seus membros juravam fidelidade ao Chefe Nacional. Como organização política, objetiva a conquista do poder político do Estado. O livro do professor Josênio Camelo Parente faz uma análise da maior importância para a compreensão desse movimento no Brasil e no Ceará.

AUTOR: Josênio Camelo Parente
ISBN: 85-7282-063-9