Antiguidade da América e a raça primogênita

Data de publicação: 13 de março de 2020. Categoria: História, Livros

Capa do livro Antiguidade da América e a raça primogênita

Dedicado a estudar a obra do fundador da literatura brasileira, que escolheu como objeto de estudo de sua tese de doutorado intitulada José de Alencar e as visões do Brasil, defendida na Universidade Federal Fluminense (UFF) e guiado por sua intuição de pesquisador, Marcelo Peloggio, o organizador deste livro Antiguidade da América e a raça primogênita localizou os escritos alencarinos no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro, e os trouxe à luz.

Editados pela primeira vez, os manuscritos de José de Alencar aqui apresentados trazem inúmeras anotações do escritor cearense. Anotações estas tomadas, talvez, para desenvolvimento futuro em seus livros. A ideia primordial contida nestes manuscritos, no entanto, é a de que a humanidade surgiu na América e que se extinguirá neste mesmo continente.

AUTOR: José de Alencar
EDIÇÃO, APRESENTAÇÃO E NOTAS: Marcelo Peloggio