Educação brasileira em múltiplos olhares

Data de publicação: 25 de fevereiro de 2020. Categoria: Educação, Livros

Capa do livro Educação brasileira em múltiplos olharesNo Brasil, a educação passa por reformas e a escola adota progressivamente as parcerias por meio do voluntariado escolar. O voluntariado, entretanto, ganhou nova concepção que, embora apregoe o discurso da solidariedade, está calcado na lógica empresarial que se apóia na redução de custos. Desta feita, a ação voluntarista suplanta a possibilidade de expansão do quadro permanente de pessoal das escolas por meio de concurso, além de engendrar o descontinuísmo de projetos e ações, na medida em que esses voluntários abandonam as ações escolares, entre outros fatores, quando necessitam assumir outras atividades remuneradas. A ideologia neoliberal, no que se refere ao voluntariado, se apropria de um discurso sedutor, apregoando uma pseudo-solidariedade e arrebatando muitos pelo desejo de contribuir com a qualidade escolar.

ORGANIZADORES:
Francisco Ari de Andrade