Data de publicação: 25 de fevereiro de 2020. Categoria: Educação, Livros

Capa do livro Educação brasileira: ensaios iniciáticos em torno da crise na escola e dos desafios do mundo contemporâneoAbordar as questões relativas à educação e à cultura brasileira pressupõe uma discussão transdisciplinar. Para tanto, é preciso concebê-las como um fenômeno social e político, envolto em dinâmicas que são asseguradas através das sucessões geracionais e interações sociais, do ordenamento racional e enciclopédico da escola.

É fundamental superarmos a concepção fragmentada das ciências modernas que compartimentalizou o processo educativo, pois este ocorre em diversos ambientes societários. Educação também é memória, uma vez que perpetua práticas, crenças e ritos que asseguram o controle da vida política e social dos sujeitos e reforça o sentimento de nação, ainda que esteja imersa em conflitos de toda ordem, estando fadada à mutação histórica.

ORGANIZADORES:
Antoniel dos Santos Gomes Filho