Educação profissional: análise contextualizada
Data da publicação: 25 de fevereiro de 2020 Categoria: Educação, LivrosO livro Educação profissional: análise contextualizada faz uma crítica ao neoliberalismo no ensino brasileiro situando a educação profissional e a influência dos organismos internacionais nesse contexto. A crítica não se detém somente na questão curricular da separação entre ensino médio e técnico, enfatiza, sobretudo, o viés neoliberal da reforma feita na educação profissional brasileira.
Embora o livro se refira ao contexto do final dos anos 1990, considera-se que ele se agrega ao momento atual da educação profissional e técnica por dois motivos: em primeiro lugar, pelo crescente aporte de investimento de recursos públicos no âmbito das instituições públicas e, também, no setor privado por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec, situação recorrente na política educacional brasileira, ou seja, destinar recursos públicos para iniciativa privada.
Em segundo lugar, pelo polêmico Projeto de Lei nº 5.115 que propõe uma nova organização curricular para o ensino médio, com uma estrutura de três anos dividida em duas partes: dois anos de currículo comum e um ano de estudos específicos realizados a partir da escolha/aptidão do estudante em uma das três áreas ofertadas: humanística, tecnológica e biomédica.
Dados do Livro
ORGANIZADORAS:
Antonia de Abreu Sousa
Elenilce Gomes de Oliveira
PÁGINAS: 186
ISBN: 978-85-7282-625-9
ANO: 2014
VALOR: R$ 40,00