Ensino do jornalismo no Ceará

Data de publicação: 15 de março de 2020. Categoria: Educação, Livros

Capa do livro Ensino do jornalismo no CearáA luta pelo ensino do Jornalismo é a luta por um desempenho da atividade marcado pela articulação teórica, pelo uso adequado do aparato técnico e pela valorização da ética. A questão é antiga e se perde nos vaivéns de uma profissão submetida às várias modalidades de censura, ao poderio ideológico e às artimanhas do mercado.

Aqui no Ceará, tudo isso recrudesce nos anos 1960 e é hora de chamar a atenção para o papel de Adísia Sá nestes embates. Ela não ficou apenas nas discussões teóricas, muitas vezes estéreis, e foi ao campo de batalha.

A implantação dos cursos livres de Jornalismo foi o embrião do futuro curso superior, sob a chancela da Universidade Federal do Ceará. Vivemos um longo período de fragmentação da mídia impressa, marcado pelo surgimento de periódicos de forte conotação política. Isso vem desde que foi levantada a interdição para que tivéssemos prelos no Brasil, mais precisamente, em 1808, com a chegada da Corte, fugindo da perseguição napoleônica.

ORGANIZADORA: Maria Adísia de Barros Sá
VOLUME: II