Entre tantos: diversidade na pesquisa educacional

Data de publicação: 25 de fevereiro de 2020. Categoria: Educação, Livros

Capa do livro Entre tantos: diversidade na pesquisa educacionalO conceito de identidade é sem dúvida – no contexto atual – uma grosseria ao destino humano e ao complexo modo de viver de cada pessoa. Se o conceito se esvanece, o mesmo não ocorre com a realidade que, em movimento não necessariamente contínuo, não cessa de ser sempre uma nova conexão rizomática.

Se a produção de novos conceitos representa a possibilidade de atualizar constantemente o caos, é preciso correr o risco e abrir as identidades. Isso possibilitaria que os diversos grupos étnicos, estéticos, sexuais e culturais encontrassem em seu interior outros tantos grupos que possibilitem outras tantas identificações que, não sendo enclausurada em sua identidade, possam lançar infinitas pontes que se expressam em territórios polilógicos e polifônicos.

Essa coletânea representa a diversidade. Caminha pelas trilhas da diferença. Reúne, muitas vezes, olhares e conexões sobre o território da educação. Desarruma muitas crenças. Entorna sentimentos de desafeto pelo simples fato de dizer algo sobre este animal indecifrável que a cultura insiste em querer educar. Isso porque o ser humano não é simplesmente um artista consumado. Ele é uma obra de arte, como diria Nietzsche.

ORGANIZADORES:
José Gerardo Vasconcelos