Família, tradição e poder: o(caso) dos coronéis

Data de publicação: 11 de fevereiro de 2020. Categoria: Ciências Sociais, Livros

Capa do livro Família, tradição e poder: o(caso) dos coronéisO Ceará é conhecido por uma história de dominação de feição tradicional. Velhas oligarquias se revezaram durante anos no controle da política local, tornando o estado o exemplo mais típico da estrutura coronelística do poder. A partir dos anos 80, no entanto, um novo grupo se lança como opção aos “coronéis”. Liderado por Tasso Jereissati, empresário cujo patrimônio transcende aos padrões locais e que se tornará presidente do PSDB, partido de origem e bases políticas eminentemente do Centro-Sul do país, este novo grupo modificará características do jogo político cearense. No duplo movimento – a longa história de poder tradicional e os prenúncios de abalo neste padrão de domínio – situa-se a problemática analisada neste instigante e atual livro de Maria Auxiliadora Lemenhe.

AUTORA: Maria Auxiliadora Lemenhe
COLEÇÃO SELO UNIVERSIDADE – Nº 44